Marca do Laboratório de Imaginologia Veterinária - LIV
Categoria: Marcas e Identidades Visuais
Renovação da marca do Laboratório de Imaginologia Veterinária (LIV), da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (FZEA-USP).
Todos os direitos reservados.
Não é permitida a cópia, reprodução, alteração ou utilização destas imagens ou de qualquer parte deste projeto sem o consentimento prévio e por escrito do autor e das marcas envolvidas. Todos os direitos reservados.
Ano de criação: 2025.
Softwares
Para o desenvolvimento deste projeto, os seguintes softwares foram utilizados:

Desenho original
O Laboratório de Imaginologia Veterinária (LIV) já possuía um logo que representa muito bem sua identidade e atuação. No entanto, ao analisar atentamente este símbolo original, pode-se identificar certos problemas em algumas proporções, geometrias cores e efeitos que prejudicam um pouco a harmonia e o visual de marca.
Esta é a construção da marca original:


Análises das proporções dos elementos:

Renovação da marca
Para a renovação da marca LIV, o símbolo foi redesenhado, procurando uma ligação mais precisa entre as proporções e espessuras dos detalhes da marca.
Além disso, um novo estudo foi feito no intuito de estabelecer uma ótima combinação entre cores e fontes para os textos.
A seguir, é possível visualizar o resultado dos estudos e da renovação da marca, desenhada vetorialmente no Adobe Illustrator:


Comparativo entre o símbolo original e o novo:

Aplicações contra fundo escuro:


Variações da marca
Além da marca do laboratório, também foram desenvolvidas variações da marca para a Liga Acadêmica, bem como para a Comunidade LIV, que é um site dedicado exclusivamente ao compartilhamento de conhecimentos relacionados à Imaginologia Veterinária (www.comunidadeliv.com.br):



Padrão cromático e fonte
A marca LIV utiliza um tom de azul em sua composição, combinado com um cinza escuro. Seus caracteres são formatados pela fonte Montserrat Semibold:
R = 0, G = 60, B = 100 (#003c64);
C = 100%, M = 50%, Y = 0, K = 50%;
PANTONE 654 C.
R = 60, G = 60, B = 60 (#3c3c3c);
C = 0, M = 0, Y = 0, K = 90%;
Versão 3D da marca
Além da versão vetorial, a marca LIV ganhou uma versão tridimensional. O Autodesk 3D's Max foi utilizado para esta tarefa:



Papelaria
Para complementar o desenvolvimento do logo, foram elaborados alguns materiais de papelaria, tais como papel timbrado e modelos de apresentação:




Muito obrigado por visualizar este projeto!